Ficha Técnica

CEO / Digital Content Manager
Jorge Filipe Fresco

Cronista
Renato Costa

Fotografia
Patrícia L. Martins

Web Design & Development
Creatives – We Launch Brands

Top

CrossFit Games – Agora e Depois

Foi finalmente confirmado no início do mês de Agosto que os CrossFit Games “vão acontecer”.

 

“The 2020 Reebok CrossFit Games are a go!”

O novo formato da competição deste ano é então constituído por duas fases:

  • Competição online mundial com os melhores atletas – composta pelos trinta melhores atletas masculinos e trinta melhores atletas femininas – da qual serão apurados os cinco melhores de ambas as categorias para avançarem à fase final.
  • Competição presencial na Califórnia, fase final que irá determinar quem são os “Fittest Man and Fittest Woman on Earth” do ano de 2020, que irá decorrer de acordo com protocolos de segurança muito rígidos.

 

Foi no mês de Julho que começámos a ver o início da construção e planeamento do evento do ano para a nossa comunidade, através das reuniões da equipa técnica na Califórnia reportadas nas séries de vídeos “A Look Behind The Scenes – Redacted”.

 

 

Inicialmente projetados para meados de Setembro e numa única fase final presencial, as restrições mundiais e a segurança dos atletas levou a estas alterações nos planos iniciais dos CrossFit Games.

 

“[…] Estamos entusiasmados em poder trazer os CrossFit Games aos nossos atletas, fãs e membros das boxes locais em cerca de 158 países através de um formato de duas fases que combina uma competição mundial online com uma final presencial no norte da Califórnia. Este formato inovador ajudará a proteger a segurança dos nossos atletas, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de Games a nível mundial para encontrarmos os indivíduos mais fit do Mundo.”

Eric Roza – CrossFit CEO

 

“Após longas conversações com atletas e autoridades de saúde pública, decidimos que este formato seria a melhor maneira de preservar o espírito dos Games e garantir que os atletas possam competir pelo título […] de maneira segura e justa.”

Dave Castro – CrossFit Director of Sport

 

Assim sendo, ficou então definido que:

  • Os atletas seleccionados irão competir a partir das suas casas e/ou boxes locais nos vários países.
  • Cada atleta será acompanhado e ajuizado presencialmente por um membro experiente do Seminar Staff da CrossFit.
  • Todos os eventos serão transmitidos ao vivo através do site oficial dos CrossFit Games e devidamente promovidos nas redes sociais.
  • A fase inicial não só determinará quais são os atletas que passam à final, como será também responsável por apurar as classificações finais e os prémios monetários atribuídos aos atletas classificados entre o 6.º e 30.º lugares.

 

Nos passados dias foram também fechadas e anunciadas as datas oficias da competição:

 

18/09/2020 – 20/09/2020: Online Stage

Início da competição online com transmissão ao vivo, com a duração prevista de dois a três dias.

19/10/2020 – 25/10/2020: In-person Finals

Fase final presencial na Califórnia.

 

 

E Depois, Quando Será o Open?

E assim será a conclusão da época competitiva 2019-2020 – digamos assim – que tantos adiamentos sofreu devido à pandemia mundial que atualmente vivemos pela COVID-19, quer pelas restrições de ajuntamentos de pessoas e eventos públicos, quer pelas limitações nas viagens entre os vários países.

E claro também a próxima época seria – como previsto – afectada por todas as alterações mencionadas, e mais ainda pela grande vontade que a comunidade mostrou em ter o CrossFit Open de volta ao período de Fevereiro e Março.

 

E a resposta veio por parte do nosso novo CEO, Eric Roza:

 

 

E foi nesta mesma entrevista que tivemos mais alguns detalhes de como a próxima época irá decorrer.

Sendo que ainda não é possível determinar com certeza datas oficiais e estando as mesmas dependentes da situação e evolução da pandemia, as previsões são que o Open se realize entre Fevereiro e Março do próximo ano e que esta fase culmine nos CrossFit Games 2021 a realizar no final do mesmo ano, ao contrário do que habitualmente é feito em Agosto.

Esta alteração na habitual fase final da grande competição do nosso desporto reside pelo facto de se pretender ter um maior número de atletas a participar e se possível ter novamente uma competição com público ao vivo, o que quanto mais tarde for previsto, melhores e mais seguras serão as possibilidades dada a evolução e estabilização da situação mundial.

 

 

Relativamente à temática dos Regionais e dos eventos sancionados ainda não há certezas do que poderá vir a acontecer, até porque como referido na entrevista a própria comunidade está dividida sobre qual dos formatos prefere.

Contudo a manutenção dos eventos sancionados será algo a acontecer pela cooperação de várias organizações e comunidades, pelas diferentes tipologias de eventos oferecidos aos atletas e fãs e pela ajuda na expansão do CrossFit pelo Mundo.

 

 

Independentemente do que irá acontecer ou não no próximo ano, neste temos finalmente algo seguro e concreto sobre como a competição que amamos irá ser finalizada e qual será o próximo ponto de partida a partir daí.

Os atletas têm finalmente algo para se prepararem e nós enquanto comunidade temos algo palpável ao invés de nada. E claramente vemos um esforço por parte da CrossFit para nos dar o melhor que conseguem dadas as circunstâncias atuais e as mais recentes alterações na marca.

 

Estaremos atentos a mais novidades e actualizações assim que disponíveis.

Partilha
Sem Comentários
Deixa o teu comentário
Nome*
Email*
Website